Notícias

Metodologia Rural Invest: Capacitação para elaboração de planos de negócios foi positiva na avaliação dos técnicos

publicado: 03/12/2021 16h31, última modificação: 03/12/2021 16h31
InvestR 3.jpg

As equipes técnicas do Projeto Cooperar, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), participaram entre os dias 30/11 a 03/12, na sede do Cooperar, da primeira oficina de trabalho presencial, que objetivou fortalecer a capacidade dos grupos de trabalhos dando continuidade as ações de implementações do Componente 3 – Alianças Produtivas do PB Rural Sustentável.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, enalteceu a participação dos parceiros – Empaer e Cinep, disse na sua avaliação que a capacitação ora ministrada é o início da implantação das Alianças Produtivas do PB Rural Sustentável. “Um momento de troca de experiências e apresentação de uma metodologia voltada para gerenciamento de arranjos produtivos do setor rural, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO)”, salientou.

A equipe do Projeto Cooperar, fez uma avaliação positiva da capacitação e disse que a formação integrada é uma excelente oportunidade para as equipes técnicas do Cooperar e parceiros, aprimorarem os conhecimentos e habilidades na utilização do Rural Invest - ferramenta desenvolvida pela FAO e aprovada pelo Banco Mundial – “para a elaboração e análise de planos de negócios exequíveis, no âmbito do Componente 3, Alianças Produtivas”, ressaltou.

A avaliação da equipe da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), foi de que a “capacitação foi bastante didática e produtiva, com muita interação entre os participantes e instrutores, com práticas, simulações de situações reais, e um conteúdo rico e objetivo”, considerou.

Já os técnicos da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), avaliaram a capacitação como de fundamental importância para dar prosseguimento ao desenvolvimento do projeto, “que além de ser uma ferramenta nova, o RIV no primeiro momento tem várias exigências que necessitam de uma atenção especial e treinar na prática com os dois consultores foi muito proveitoso. A ferramenta vai nos possibilitar fazer uma análise prévia das organizações, bem como, elaborar os planos de negócios com o objetivo de promover o desenvolvimento das mesmas. Por fim, parabenizamos o Cooperar pela boa estrutura oferecida e a todos os participantes pelo compromisso com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, argumentaram.

A capacitação foi ministrada pelos consultores Felipe Cavalcante Guedes, especialista pela FAO na metodologia Rural Invest (RIV), com vasta experiência na concepção, implementação e acompanhamento de projetos de desenvolvimento rural e Gabriel Alfonso Zimath, especialista em Gestão com ênfase no cooperativismo, atuando com associações e cooperativas na assistência, apoio, análise e avaliação de componentes da gestão e em projetos para obtenção de crédito.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.