Notícias
Mais de 180 beneficiários do PB Rural do Cariri recebem Cisternas de Placas
O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba/PB Rural Sustentável, em parceria com o Banco Mundial, beneficiou mais 181 famílias com o subprojeto de Cisternas de Placas. Entre os dias 12 a 16, os beneficiários do subprojeto participaram de Oficinas sobre a Construção, Uso e Manutenção das Cisternas de Placas para Consumo Humano. As oficinas foram ministradas pelos técnicos do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) do Cooperar Nébia Meira, Gracinha Navarro e Roberto Rocha.
A primeira Oficina sobre a Construção, Uso e Manutenção das Cisternas de Placas para Consumo Humano, foi realizada na segunda-feira (12), ás 13 horas, na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Pitombeira. No dia 13, às 8 horas, a Oficina foi na Associação dos Produtores e Agricultores Rurais da Fazenda Santa Catarina. E, às 14 horas, aconteceu na Associação das Mulheres Produtoras do Assentamento Santa Catarina. Todas as comunidades estão no município de Monteiro.
No dia 14, às 8 horas, a Oficina sobre a Construção, Uso e Manutenção das Cisternas de Placas para Consumo Humano, foi para os beneficiários da Comunidade Quilombola Cacimba Nova, cuja reunião foi realizada na Associação Quilombola Rural de Cacimba Nova e Adjacências, no município de São João do Tigre. À tarde, às 14 horas, a Oficina aconteceu na Associação dos Produtores Rurais de Santa Cruz (APROSANTA), que contempla, 30 famílias das comunidades de Ribeira e Sítios Santa Cruz, Curral de Baixo, Poço Comprido, Alto da Boa Vista, Pelo Sinal e Curral de Baixo II, no município de Cabaceiras.
A Oficina sobre a Construção, Uso e Manutenção das Cisternas de Placas para Consumo Humano, para os beneficiários da Associação dos Agricultores Familiares de Samambaia e Adjacente, foi realizada no dia 15, às 8 horas, na cidade de Santa Cecília. E no dia 16, às 8 horas, aconteceu para os beneficiários do Sítio Olhos D’Água, na Associação dos Agricultores da Agricultura Familiar, no município de Natuba.
Maria Ventura é vice-presidente da Associação Quilombola Rural de Cacimba Nova, e disse estar representando a comunidade. “Hoje é um dia muito importante para nós porque estamos recebendo as nossas cisternas que está vindo do governo do Estado através do Projeto Cooperar. E estamos muitos felizes por receber esse benefício que em muito irá nos beneficiar porque água aqui é muito difícil”, afirmou Maria Ventura.
“Sou Solange Negreiros, moro na comunidade Olhos D’Água, aqui em Natuba. Estou muito feliz com a construção das cisternas porque vai facilitar muito as nossas atividades do dia a dia. Antigamente íamos buscar água para beber muito longe nas cacimbas a pé e até nos lombos dos animais. Agora com as cisternas a gente vai ter água de boa qualidade. As cisternas vão ser de grande utilidade e queremos agradecer a iniciativa a Associação e Projeto Cooperar, que veio nos favorecer. Eu e toda comunidade estamos felizes”.