Notícias
João Porfírio: o Dessalinizador é de fundamental importância para a saúde
“Antes pegávamos água de uma cacimba que ficava a mais de 6 km de distância do nosso assentamento. Construímos uma cisterna pela Funasa, que deu sérios problemas. Em seguida pegamos uma caixa emprestada para armazenar água. Todo esse esforço para não tomar água salgada. Agora, com a construção do Dessalinizador, melhorou bastante porque temos água doce e tratada e isso é de suma importância, principalmente para nossa saúde”, a declaração é de João Porfírio de Freiras, morador da Comunidade Assentamento Chico Mendes, no município de Curral de Cima, na Paraíba.
Antes as famílias, conforme João, iam buscar água no lombo do jumento, de bicicletas, na carroça e de moto. Era água para tomar banho, lavar louças, roupas e outros afazeres. A partir do ano 2000, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), juntamente com o Exército Brasileiro, perfurou um poço artesiano e tinha água para essa finalidade. Atualmente João Porfírio é presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária Campo Verde (COOPAVE), e além das funções na cooperativa, trabalha na agricultura.
João Porfirio é um dos beneficiários das 88 famílias de agricultores que reside na Comunidade Assentamento Chico Mendes, localizado na cidade de Curral de Cima. Eles são sócios da Cooperativa de Produção Agropecuária de Campo Verde, que pertence a comunidade. João é casado com Maria da Guia do Nascimento e têm três filhos: Juscelino João Porfirio do Nascimento (18); Mikael João Porfírio do Nascimento (13) e Diogo João Porfirio do Nascimento (11). A família reside há mais de 23 anos na localidade.
O dessalinizador, de acordo com João, “é de fundamental importância principalmente para a saúde, assim como, o PB Rural Sustentável é para executar as ações de desenvolvimento em todas as comunidades rurais. Aproveito para agradecer ao empenho do governador João Azevêdo, que junto com o Banco Mundial pôde trazer esse benefício para o Assentamento Chico Mendes”, enalteceu.
Recentemente, João Porfírio participou da Oficina sobre o Uso e Manutenção do Dessalinizador, e achou muito interessante “porque as famílias entenderam como fazer o bom uso da água que é pura e saudável. E com relação a próxima demanda já estamos discutindo um projeto na área de Piscicultura, na produção de Tilápias. ” finalizou.