Notícias

Governo da Paraíba constrói mais cisternas que o Governo Federal

publicado: 10/12/2021 11h53, última modificação: 10/12/2021 11h53
1 | 2
2 | 2
mt1.jpg
mt2.jpg

Continua repercutindo nos meios de comunicação a matéria intitulada “Cidadania fez 2.700 cisternas em todo o NE e Cooperar fez 1.500 na Paraíba”. A publicação é do dia 8 deste mês, cujo teor é assinado pelos jornalistas Laerte Cerqueira e Angélica Nunes, e pode ser acessado no Blog Conserva Política, do Jornal da Paraíba. A matéria enfatiza que os números do Governo Federal caíram consideravelmente entre os anos 2019 (29,7 mil cisternas) e 2020 (7 mil). “Ao Jornal Nacional, o Ministério da Cidadania admite a redução e transfere a culpa para a crise e escassez de material”.

 O fato veio à tona na última segunda-feira (6), quando o JN trouxe uma reportagem feita no vizinho Estado do Ceará que revelou que o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, “só construiu no Nordeste e no Norte de Minas Gerais apenas 2.700 cisternas, de janeiro a outubro deste ano”.

 “Trazendo para realidade estadual, diz o Conserva Política, é inevitável não comparar com os números do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, responsável pela instalação de cisternas na Paraíba.

Só aqui no estado, este ano, em todas as regiões (com exceção de João Pessoa), foram implantados 1.500 reservatórios conectados aos telhados para guardar água da chuva. Significa que quando a chuva sumir, as famílias terão água reservada para utilização básica ao lado de casa. Uma política pública fundamental para melhorar a vida dos sertanejos.

Nas obras de construção dessas cisternas foram investidos recursos de mais de R$ 12 milhões.

O coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama, destacou que, no início de 2022, serão licitadas mais 3.500 novas cisternas. Outros 3.400 pedidos já foram feitos. ‘Os pedidos são feitos por meio de associações, não podem ser isoladamente’, disse para explicar como são feitos os pedidos.

 “Os recursos são de um convênio entre o governo do estado e Banco Mundial: 50 milhões dólares da instituição e 30 milhões de contrapartida estadual”, disse. Segundo ele, o total do convênio de US$ 80 milhões começou a ser usado este ano.

Ele explica que projeto não é só de cisterna, mas também beneficia comunidades onde há necessidade de perfurar poços, fazer passagens molhadas, levar água de açudes para mais perto da população.

No Nordeste, segundo o governo federal, são 1,2 milhão de famílias com cisternas instaladas e outras 350 mil ainda precisam dos reservatórios para ter mais tranquilidade, quando o inevitável período de estiagem chegar na vida do sertanejo”.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.