Efeitos da Pandemia: Cooperar dispensa assinaturas de beneficiários em formulário de apresentação das demandas

publicado: 29/06/2020 08h58, última modificação: 29/06/2020 10h45
Cooperar - Passagem Molhada.jpg

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, comunica às Associações Comunitárias Rurais, que diante do momento atual de isolamento social, flexibiliza a dispensa de assinaturas dos beneficiários no modelo 03 – Declaração de Compromisso para Constituição de Fundo Rotativo Solidário e Manutenção Compartilhada, sendo necessário apenas o nome e CPF, documentos que compõem o Formulário 01 da apresentação das demandas 2a – Acesso a Água.

O Fundo Rotativo Solidário tem a finalidade de angariar os recursos necessários para operação e manutenção do citado subprojeto, visando a autosustentabilidade do sistema. De acordo com o gerente Flávio Luna, de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, essas assinaturas acontecerão posteriormente, quando as condições em relação a pandemia permitir.

O Projeto Cooperar, neste sentido, não ficou inerte, definindo com o Banco Mundial estratégias que serão desenvolvidas até dezembro de 2020 e que objetivam minimizar os efeitos danosos da pandemia, para a população rural paraibana, tanto em termos econômicos, quanto sociais.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, disse que o órgão segue firme em seu propósito de garantir a valorização e apoio a quem produz, nesse tempo de incertezas. “A população rural paraibana pode ficar certa de que o Cooperar estará, sempre alerta, às demandas sociais e pronto para construir uma Paraíba mais justa, levando independência ao homem do campo, como preconiza o Governo do Estado”, ressaltou Omar.

Os ajustes feitos visam agilizar a implementação do Projeto PB Rural Sustentável, nesse periodo de pandemia, ficando estabelecido de acordo com o planejamento de metas para 2020 que serão acatados para avaliação os seguintes tipos de demandas:

· Sistemas de Abastecimento de Água Singelo – ADS (poço, caixa d´água e chafariz)*;

· Sistemas de Abastecimento de Água Completo – ADC*;

· Sistemas de Abastecimento de Água com Dessalinizador;

· Cisternas para preservação de água para consumo humano (16 mil litros);

· Passagens Molhadas.

* Permitindo apresentação de demandas de adequação e/ou recuperação de ADS e ADC.

As demandas, nesse período, devem ser encaminhadas para o e-mail: demandas.pbrural@gmail.com, a partir do dia 22 de junho de 2020. Os formulários serão enviados por e-mail e também, estarão disponíveis no site do Projeto Cooperar www. cooperar.pb.gov.br /downloads. O primeiro lote das demandas deve ser enviado até o dia 05/07/2020.

Central Tira Dúvidas: telefone e WhatsApp com atendimento nos seguintes horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta feira, na sede do Projeto Cooperar em João Pessoa e nas Gerências Regionais: REGIÃO SEDE - (83) 9 9895-7095 / REGIONAL DE SOLEDADE - (83) 9 9866-3858 / REGIONAL DE SUMÉ - (83) 9 9684-4039 / REGIONAL DE PATOS - (83) 9 9865-2329 / REGIONAL DE SOUSA - (83) 9 9632-1038.