Notícias
Cooperar e Empaer treinam técnicos para atuarem com agricultores beneficiários de cisternas
O Projeto Cooperar e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) promoveram, entre os dias 24 e 25 deste mês, Oficina de Nivelamento para cerca de 100 técnicos, sobre a metodologia de capacitação para os beneficiários do subprojeto Cisternas do PB Rural Sustentável. O curso teve a duração de 08 horas.
De acordo com a Gerência Operacional e a Coordenação do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) do Projeto Cooperar, as oficinas envolveram um conjunto de ações de mobilização, sensibilização, formação e capacitação das famílias para assumir a corresponsabilidade pela implantação, manutenção, uso e gestão da água das cisternas que já se encontram em construção.
“A Empaer, pela sua capilaridade em todo o estado e expertise na área, será um parceiro importante no trabalho desenvolvido junto às famílias durante o ciclo do Projeto e no acompanhamento após sua implantação”, disse o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, acrescentando que a parceria com a EMPAER se encontra formalizada por um Protocolo de Intenções.
As atividades de mobilização e capacitação constituem elementos definidores da ação de implantação das cisternas, a partir de ação direta das famílias e comunidades a serem atendidas. No decorrer da construção a mão de obra necessária, dentro dos requisitos requeridos será, preferencialmente, local e das adjacências.