Notícias
Cooperados da Capricol recebem treinamento do Cooperar e Senar
O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram, entre os dias 26 e 27 deste mês, o curso sobre Cooperativismo – Gestão e Governança do Cooperativismo Solidário, destinado aos produtores rurais beneficiários das Organizações Produtivas, atendidas através do PB Rural Sustentável, da Cooperativa de Produtores de Caprinos e Ovinos do Cariri Oriental – Capricol, localizada no Sítio Campo de Emas, no município de Caturité.
A parceria entre Cooperar e Senar visa atender e capacitar produtores rurais do Estado da Paraíba, objetivando fazer com que os mesmos trabalhadores tenham a oportunidade de ter a formação profissional, assessoria técnica e suporte financeiro para que possam implementar seus empreendimentos e melhorar a qualidade de vida. O treinamento foi de 16 horas voltadas para comunidades rurais e organizações produtivas contemplados com termos de fomento junto ao PB Rural Sustentável no contexto das Alianças Produtivas.
De acordo com a instrutora do curso, Veralúcia Dorico, disse que as ações do Cooperar e Senar contribuem para que os agricultores tenham o devido acompanhamento e não se sintam só, onde possam desenvolver suas comunidades e incentivar gerações futuras. “Essa parceria é suma importância porque o grande interesse central é fazer com que os agricultores tenham a oportunidade de ter formação para tocar a Capricol e melhorar o padrão de vida”, ressaltou.
Os representantes da Capricol, Emetério Duarte e José Eloi disseram que o projeto da instalação da energia solar, da construção de muro, além de um monobloco para fazer queijo mussarela, a desnatadeira, tacho para queijo de manteiga e as embalagens da Cooperativa, estão em processo de licitação para reiniciar a Capricol tudo pelo Projeto Cooperar. “Além disso tem a parceria com o Senar que hoje está aplicando o curso sobre cooperativismo e dentro de aproximadamente 15 dias teremos a oficina de comercialização. Estamos agradecidos ao Cooperar e ao Senar pela parceria”, disseram.
As oficinas foram acompanhadas pelos técnicos Anatilde Targino (Componente 3 - Alianças Produtivas) e Roberto Rocha (Componente 1 – Fortalecimento Institucional). Também estavam presentes a técnica de campo da região, Daniele Melo, além de José Vicente, agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil.