Notícias

COOPAC aumentará rebanho e produção de leite adquirindo matrizes caprinas de boa genética

publicado: 02/07/2024 13h58, última modificação: 02/07/2024 13h58
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2024-07-02 at 09.42.54.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-02 at 09.42.58.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-02 at 09.42.59.jpeg
00.jpg

Fortalecer o rebanho caprino e fomentar a produção de leite dos seus cooperados, é o principal objetivo da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano – COOPAC, demandante do Edital 02/2022 de Alianças Produtivas, junto ao PB Rural Sustentável, projeto executado pelo Projeto Cooperar do Estado da Paraíba, financiado com recursos oriundos de empréstimo ao Banco Mundial e com contrapartida dos beneficiários.

A Cooperativa manifestou interesse em aumentar o rebanho e a melhoria genética, adquirindo matrizes caprinas de boa qualidade, contribuindo com o aumento da produção de leite de cabra, gerando mais renda aos produtores e ocupação de mão de obra, segurança alimentar e nutricional, tendo em vista que o leite de cabra é uma fonte rica em nutrientes. Atualmente os criadores possuem um rebanho em torno de 715 matrizes e reprodutores caprinas, que produzem m média 2,29 litros por matriz, totalizando 1.640 litros diários.

Essa produção, segundo o representante da COOPAC, Augusto Belarmino de Sousa, é entregue a Cooperativa que possui contratos firmados com a CONAB, Programas Governamentais (PAA e PNAE), além das vendas nos mercados local e regional e vendas diretas ao consumidor.

A Organização conta com o apoio do Projeto Cooperar / PB Rural Sustentável, através da aprovação de recursos para aquisição de equipamentos e ampliação do rebanho caprino leiteiro.  A Unidade de Beneficiamento, instalada no Assentamento Che Guevara, zona rural de Casserengue, possui a capacidade de beneficiar através da pasteurização do leite de cabra, fabricação de iogurtes, bebidas lácteas e queijos.

A manifestação de interesse aprovada, vem alcançando bons resultados, através da melhoria da eficiência do processo produtivo e expansão do acesso aos mercados institucionais e privados, por meio do aumento da produção de leite e da capacidade de processamento dos novos equipamentos e com o aumento do rebanho garantido através da aquisição de 648 matrizes caprinas de alta genética das raças parda, saanen, toggenburg e muciana.

Os valores investidos pelo Governo do Estado, através do Projeto Cooperar e Banco Mundial alcançaram o montante de R$ 996.278,56, que vem transformando a vida da Cooperativas e das 85 famílias beneficiadas pelo Componente 3 – Alianças Produtivas do PB Rural Sustentável. A implementação das ações, conta com o apoio de diversas instituições parceiras, na execução dos serviços de   assessoria e assistência técnica, capacitação da gestão da organização, do empreendimento e dos beneficiários.