Notícias

Comunidade rural assistida pelo Projeto Cooperar é destaque na imprensa nacional

publicado: 06/07/2020 09h41, última modificação: 06/07/2020 09h41
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Comunidade rural 1.jpeg
Comunidade rural 2.jpeg
Comunidade rural 3.jpeg

O trabalho realizado pelas 16 famílias de agricultores da Comunidade Cacimba Nova, localizada no município de Conceição, Alto Sertão Paraibano, vem ganhando destaque na imprensa nacional pelo aproveitamento das águas das chuvas recém caídas na região para o plantio de batata doce e outras raízes, tubérculos e verduras. Toda esta ação foi estimulada a partir da assistência do Projeto Cooperar na implantação de subprojetos de irrigação e cisternas e que terá continuidade com a implementação do PB Rural Sustentável.

Após matérias exibidas em vários veículos de comunicação, no último domingo (28), foi a vez do programa Globo Repórter, da Rede Globo, exibir documentário acerca da lavoura existente na localidade, onde as famílias de agricultores residem há mais de 30 anos. A área já foi assistida pelas ações do Projeto Cooperar II, na implantação de subprojetos de irrigação e cisternas, que, segundo o presidente da Associação Comunitária de Cacimba Nova (Ascocan), João Costa, foram responsáveis para a alavancar o progresso daquela região sertaneja e estimular a plantação. “Agora estamos precisando do Cooperar para mais demandas de acesso à água, porque alguns membros da comunidade ainda não dispõem de cisternas”, afirmou João Costa.

O representante da comunidade disse que está otimista com a nova edição do Projeto Cooperar III, que irá implementar ações desenvolvidas pelo PB Rural Sustentável, com foco no acesso à água de qualidade. João Costa adiantou que já encaminhou para o Cooperar as demandas contendo a implantação de cisternas. E disse que no futuro vai pleitear para a comunidade um trator para o corte da terra, implantação de energia solar e estímulo tecnológico para incrementar e fomentar a rotação de culturas para maximizar a produção rural.  

João Costa afirmou que sua comunidade tem uma diversidade de cultura muito grande. Além do plantio de batata doce, também produz hortaliças, como: tomates, cebolas, pimentão, quiabo, melão, etc. “Todos os investimentos que recebemos do governo do Estado, não só do Projeto Cooperar, nós retribuímos com trabalho e isso ajuda ao governo porque Cacimba Nova tem emprego e renda para muitas famílias da região”, acrescentando que o trabalho dessa comunidade foi referendado pelos técnicos do Banco Mundial.

Com os devidos cuidados, os agricultores da localidade, mesmo em plena pandemia da covid-19, não deixaram de trabalhar. Eles, conforme João Costa, produzem diariamente para que os produtos cheguem à mesa dos sertanejos paraibanos e de outras pessoas de Estados vizinhos. 

O presidente da Ascocan falou, também, que o governador João Azevêdo conhece a história da comunidade e tem sido muito atencioso, e enalteceu o apoio que vem recebendo do secretário Luiz Couto, da Agricultura Familiar, e do coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama. “Agradeço a Deus pelas chuvas, pela bravura dos agricultores e agricultoras e pelos recursos recebidos que servem para expandir mais ainda nosso projeto e nos tornarmos uma comunidade mais produtiva”.