Bird visita organizações produtivas no Cariri e Curimataú paraibano

publicado: 01/08/2019 00h00, última modificação: 12/08/2019 10h16
Bird curimatau.jpg

Como parte da agenda de trabalho de supervisão e apoio às ações de implementação do Programa Paraíba Rural Sustentável, o consultor do Banco Mundial, Ditmar Alfonso Zimath, e o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, realizaram visitas técnicas a organizações de produtores com atividades potenciais nas cadeias produtivas da caprinocultura e fruticultura nas regiões do Cariri Ocidental e no Curimataú, entre os dias 30 e 31 deste mês, nos municípios de Monteiro e Picuí. Ditmar está na Paraíba desde segunda-feira (29) e permanece até sexta-feira (2).

Conforme o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, esta é a terceira missão enviada pelo Banco Mundial ao Cooperar, que é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), para agilizar o processo de execução do Paraíba Rural Sustentável. “Na última segunda-feira, ele se reuniu com a coordenação geral do Cooperar e com os gerentes operacional; de planejamento, monitoramento e avaliação; do administrativo – financeiro; das coordenações dos componentes 1 (fortalecimento institucional), 2 (acesso a água e redução da vulnerabilidade agroclimática), 3 (alianças produtivas) e salvaguardas sócio ambiental”, pontuou Omar.

De acordo com Ditmar, o retorno da missão ao estado tem dois grandes objetivos: “Primeiro, verificar o andamento das ações acordadas das visitas anteriores, ou seja, o andamento do plano de trabalho que foi combinado com a equipe do Cooperar. E o segundo grande objetivo é poder conhecer um pouco da realidade das organizações do estado e ajudar o projeto a definir quais as melhores estratégias a serem desenhadas no Cooperar para que possamos ter mais atividade de apoio nessas organizações, ou seja, que possamos conhecer as realidades diferentes, estratégias diferentes para atender a essas realidades. Muitas vezes o projeto acaba tendo uma atuação linear ou homogênea para todas as situações e isso causa dificuldades na hora de implantação de apoio aos projetos”.

No município de Monteiro, na terça-feira (30), Ditmar Zimath conheceu o funcionamento da Capribom – Cooperativa dos Produtores Rurais do Município de Monteiro, no Cariri paraibano. Ditmar e os técnicos do Cooperar ouviram explanações do presidente da cooperativa, Fabrício de Souza Ferreira, e do técnico responsável pelo setor de negócios da fábrica, Francisco Rubens Remígio. Eles historiaram desde o processo de fundação, quando era associação comunitária, até passar a cooperativa.

A Capribom atende ao produtor de leite de cabra e vaca, recebendo sua produção, beneficiando e transformando parte em derivados. A empresa tem 550 sócios, oferece 400 empregos diretos e 1.200 indiretos e um volume de produção atual de 10 mil litros por dia e uma capacidade de beneficiamento instalada de 2 mil litros de leite por hora. A cooperativa beneficia diretamente seus associados e indiretamente favorece a 1.440 pessoas, além de 120 mulheres. A produção de leite pasteurizado, queijos, manteiga, iogurte e bebidas lácteas, é vendida para os mercados público e privado.

Na quarta-feira (31), Ditmar se deslocou para a cidade de Picuí, localizada na Região do Curimataú do Estado da Paraíba, onde se inteirou das atividades de produção e econômica da fábrica de polpa de frutas Cooasc – Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano Limitada, instalada na comunidade Mari Preto. Foi fundada em 2008 com recursos do Procase – Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú e do Fida – Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura, e atualmente conta com 30 sócios, e 121 famílias cadastradas que fornecem as frutas para serem processadas e armazenadas. Tem uma produção/dia de 6 toneladas.

A Cooperativa processa polpas de frutas da região (Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho, Baraúna, Pedra Lavrada e Cuité, além de Jaçanã, do Rio Grande do Norte). As frutas são as seguintes: umbu, graviola, cajá, maracujá, caju, goiaba e acerola. A produção é comercializada para merenda escolar das unidades do Governo do Estado e algumas Prefeituras. O presidente da entidade, Júlio Pereira da Costa, comentou sobre a necessidade de adquirir uma câmara fria para estocagem das polpas produzidas.

Ainda em Picuí, o consultor do Bird visitou a Associação de Mulheres da Quixaba, que conta com o apoio de 50 sócias, sendo 20 no trabalho diário e 30 nos serviços indiretos. Elas produzem geleia de frutas para o mercado local, para as cidades de Nova Palmeira, Seridó e Pedra Lavrada. Os bolos artesanais são vendidos para as escolas municipais de Picuí. O carro chefe da linha de produção são as geleias de umbu, pimenta e de cachaça. Também fabricam doces de acerola, goiaba, hortelã com menta, caju, coco com rapadura, coco com café, coco com leite e coco com chocolate e coroa de frade.

A presidente da Associação, Damiana Patrícia Dantas e a coordenadora de negócios da instituição, Maria Ednalva Dantas, falou da pretensão de ampliar as instalações, e ter registro dos produtos da empresa no rótulo.

Ditmar estava acompanhado do secretário executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, e das coordenadoras de Operações, Elisane Abrantes; do Componente 3 (Alianças Produtivas), Valdecy Freire e do chefe de gabinete do órgão, Marcílio Nóbrega.