Notícias
Ações executadas pelo PB Rural atraiu mais de 100 visitantes no stand do Cooperar na ExpoSumé
O stand do Projeto Cooperar instalado na 2ª Edição da ExpoSumé - Exposição de Caprinos e Ovinos do Município de Sumé, no Cariri Paraibano, atraiu mais de 100 visitantes entre agricultores familiares, escolares e pessoas dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Salvador. Técnicos do Cooperar orientaram agricultores com alguma dúvida acerca das ações implementadas na região polarizada por Sumé, ao mesmo tempo que informavam aos populares e estudantes. O evento aconteceu entre os dias 29 a 31 de março de 2025, no Parque de Exposição João Albino Pedrosa.
O prefeito do município de Sumé, Manoelzinho Lourenço e o deputado estadual e secretário de Esportes da Paraíba, Lindolfo Pires foram os primeiros a visitar o stand do Cooperar. Seguidos os alunos do Curso Paraibatec da Agricultura Familiar da Associação ASCORRIBA, do município do Congo. Eles estavam acompanhados da supervisora do curso, Ana Rita Jordão e do professor Tales Araújo, e pediram informações sobre o trabalho que o PB Rural executa na zona rural do Estado da Paraíba.
Outra turma liderada pela aluna Paloma Carolina, da Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade, do Distrito Pio X, do município de Sumé, conheceram as atividades do PB Rural Sustentável e levaram material didático para fazer trabalho escolar. A comunidade deles foi contempla com uma Passagem Molhada. Paloma agradeceu ao governador João Azevedo e a toda equipe do Cooperar.
Alunos do Curso de Biologia da ECIT Pedro Bezerra Filho, do município de Camalaú, acompanhados do professor Wedson João, a exemplo de outros vinte e cinco alunos do Curso de Agroecologia da mesma escola, acompanhados pela professora Luana de Carvalho Silva, tomaram conhecimento das ações implementadas pelo Cooperar no Cariri Paraibano. Eles disseram que nos sítios onde residem têm benefícios do PB Rural.
Uma comitiva do município de Parari, composta pelos secretários Lavoisier Cavalcante, zootecnista e secretário de Agricultura e Carlos Vieira, de Assistência Social, além da assessora Maria das Graças, enalteceram o trabalho realizado na cidade onde residem e na zona rural da Paraíba. Representantes do Senar, Empaer e Procase também visitam o stand.
O Projeto Cooperar do Estado da Paraíba é vinculado a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido – Seafds. O stand foi organizado pelos técnicos do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) Maylme Felinto, Nébia Meira e Roberto Rocha.