Equipe técnica da Engenharia e Gerências Regionais do Projeto Cooperar recebem nivelamento

publicado: 20/09/2024 10h42, última modificação: 20/09/2024 10h52
01.jpeg
03.jpeg
04.jpeg
05.jpeg

Nivelar a Equipe Técnica da Engenharia e Gerências Regionais sobre o processo de implementação e execução dos subprojetos: Experiências vivenciadas e ações desenvolvidas. Foi este o treinamento realizado entre os dias 18 e 19 deste mês, pelo Componente 1 (Fortalecimento Institucional) do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável.

A capacitação foi aberta pelo coordenador geral do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, Omar Gama, pela gerente Operacional, Elisane Abrantes e pelo coordenador do Setor de Engenharia, Francisco Delgado. O treinamento foi ministrado pela coordenadora do Componente 1, Nalfra Batista.

Das Oficinas participaram os novos engenheiros recém-contratados que vão prestar serviços nas Gerências Regionais do Projeto Cooperar, nos municípios:  Soledade (Ayllanderson Carneiro de Alencar), Patos (Andrew Rennan Lopes Alves, Felipe Tavares Ribeiro de Souza e José de Macedo Lima Segundo), Sousa (Gabriel Gonçalves de Andrade) e Gracielle Ferreira de Souza, na UGP, em João Pessoa.

Depois da contextualização do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, os engenheiros conheceram o processo de implementação, como: situação atual por tipologia – Cisternas, ADS, ADC, Dessalinizadores, Passagem Molhada, Tecnologias Sociais e Alianças Produtivas. O papel dos Componentes 1, 2 e 3, além da Engenharia, Salvaguardas Socioambientais, Fortalecimento Institucional, Gerência Regional, Empresas e Associações (famílias beneficiárias), foram enfocados.

Os engenheiros Rafael Moura e Lucas Magalhães, contribuíram explicando o projeto técnico e a implementação dos ADC - Abastecimento D’água Completo, ADS – Sistema de Abastecimento D’Água Singelo e Sistema de Abastecimento de Água com Dessalinizador.

A engenheira Marcela Duarte, falou acerca dos instrumentos de registros, como Diário de Campo, Relatórios e outros. Ben-Hur, discorreu sobre as instalações das Cisternas de Placas para consumo humano e Leonardo Montenegro, sobre Dessalinizadores com Energia Fotovoltaica, com intervenções de Francisco Delgado. O coordenador de TI, Ricardo Gadelha falou sobre os registros (MS Project e Kobo Toolbox), entre outros itens da informática.

A gerente Operacional, Elisane Abrantes fez o encerramento do nivelamento representado o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama. O chefe de gabinete Adriano Buriti, também estava presente.