Cooperar instala stand na Festa do Barra Bode para tirar dúvidas dos agricultores do Cariri

publicado: 06/08/2024 13h38, última modificação: 06/08/2024 13h38
01.jpeg
02.jpeg
03.jpeg
04.jpeg
05.jpeg

Com o intuito de tirar dúvidas dos agricultores e agricultoras do município de Barra de São Miguel e região, acerca das ações desenvolvidas pelo programa PB Rural Sustentável, a Coordenação Geral do Projeto Cooperar por intermédio do Componente 1 (Fortalecimento Institucional) instalou um stand na Festa do Barra Bode e da 14ª Edição da Expofeira de Caprinos e Ovinos do município, no Cariri Paraibano.

O prefeito da cidade, João Batista Truta, que esteve no stand por duas vezes, falou da importância do Cooperar para a região, principalmente, para Barra de São Miguel. “O Cooperar é de grande importância porque traz todas as ações de fomentos para o desenvolvimento em nossa cidade, como: várias cisternas, passagens molhadas e sistema de abastecimento d’água com dessalinizador e tecnologias sociais, são ações e serviços que impulsionam a evolução rural do município. Essa é a grande importância do Cooperar, não apenas para Barra de São Miguel, mas para toda região do Cariri”, reafirmou João Batista.

Com relação a Festa do Barra Bode e da 14ª Expofeira de Caprinos e Ovinos de Barra de São Miguel, o prefeito ressaltou que é através do Borra Bode que a gente desenvolve a cultura da caprinovinocultura, inclusive, o Cariri Paraibano tem sido exemplo de gestões para toda a Paraíba, porque estamos desenvolvendo a cultura bodista na nossa região. O Barra Bode não é apenas uma festa social, é o artesanato, é o torneio leiteiro, é a pista de exposição e a exibição de animais, é a melhoria da genética e a aplicação de vários investimentos, daí a importância do Cooperar e do Barra Bode”, concluiu o prefeito.

O evento foi realizado entre os dias 02 e 04 deste mês e contou também com a participação de inúmeros artesãos e empreendedores da Paraíba e Pernambuco. Os técnicos do Cooperar tiraram dúvidas e prestaram esclarecimentos sobre as atividades planejadas do PB Rural executadas e em execução na zona rural daquela cidade e região.

O município está sendo beneficiado com 109 cisternas de placa, 05 passagens molhadas, 03 sistemas de abastecimento d’água com dessalinizadores e 74 tecnologias sociais, onde 30 das quais estão voltadas para caprino/ovinos, 23 para galinhas caipiras, 02 para meliponicultura e 19 para palma forrageira.

O casal, Nelson Pereira e Sônia Cândido, disse que sua comunidade Riacho Fundo vive numa constante ascensão. "Antes da chegada do Cooperar a minha casa era iluminada pela luz de candeeiro e da lamparina, depois, veio a eletrificação rural e fomos beneficiados e, agora, tomamos água da melhor qualidade com a instalação do dessalinizador e das cisternas. Também não ficamos mais ilhados porque vamos ter uma passagem molhada”, confirmaram. Pela forma como dançam são chamados de o casal do miudinho.

Maria Rosemar e Rosângela Aquino, são responsáveis pelo gerenciamento da Rosemiro Mel, da Cooperativa dos Produtores dos Apicultores e Meliponicultores Nossa Senhora Aparecida, localizada no Sitio Melancia, em Barra de São Miguel, que foi beneficiada pelo Cooperar por meio das Alianças Produtivas. Elas estavam expondo os produtos na Festa do Barra Bode. Na comunidade Sítio Santa Cruz, está sendo executada uma passagem molhada.

Também visitaram o stand, o vice-prefeito Fábio Maia, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Diego Ferreira e pessoas dos municípios pernambucano de Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Surubim, que queriam conhecer o funcionamento do projeto. A equipe do Cooperar foi coordenada por Nalfra Queiroz (Componente 1), além dos técnicos Chico Costa, Marta Evangelista e Roberto Rocha.