Alianças Produtivas - Cooperar realiza encontro com Cooperativas apoiadas pelo PB Rural Sustentável

publicado: 03/08/2024 17h21, última modificação: 03/08/2024 17h27
WhatsApp Image 2024-08-01 at 13.17.36.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-01 at 13.17.21.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-01 at 13.17.47.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-01 at 13.17.48.jpeg

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama e a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra abriram, nesta quarta-feira (31), o Encontro sobre Abertura de Mercados, Institucionais e Privado para Cooperativas apoiadas pelo programa PB Rural Sustentável. As 20 organizações produtivas presentes ao evento são formadas por produtores da agricultura familiar, provenientes de todo o estado da Paraíba.
Na ocasião, Omar Gama, disse que para as Cooperativas beneficiadas tivessem nesse patamar, de produzir mais e melhor foi um desafio muito grande. Ele argumentou que foi necessário levar investimentos e infraestrutura para que esse momento acontecesse. “Hoje estamos num novo patamar que é a parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, para que as Cooperativas possam ganhar os mercados”, ressaltou.
A Secretária Pollyanna Dutra, falou do interesse do Governo da Paraíba, através da sua Secretaria, de ampliar o volume de compras do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, contemplando nos editais a serem lançados, os segmentos de cooperativas e do agropecuário, principalmente da agricultura familiar.
O Presidente da Associação de Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo, fez uma explanação afirmando o interesse dos seus associados/supermercados, de adquirirem os produtos oriundos destas cooperativas, fazendo algumas recomendações quanto as questões sanitárias e tributárias, destacando também a importância da qualidade dos produtos e da regularidade no fornecimento.
O encontro foi mediado pelo consultor de acesso à mercados Chico Nunes. Também estavam presentes, os gerentes Operacional e de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Elisane Abrantes e Flávio Luna, respectivamente, além da coordenadora do Componente 3 (Alianças Produtivas), Valdecy Freire.