O que é?

   

O que é o PB Rural Sustentável?

É um projeto do Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Banco Mundial, que será um dos alicerces para a promoção do desenvolvimento econômico e social da população da zona rural paraibana, em especial do semiárido.

 

Quem vai executar?

Será executado pelo Projeto Cooperar e a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).

 

Qual o objetivo?

Melhorar o acesso à agua, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercado da população rural da Paraíba, visando aumentar a renda e a geração de empregos.

 

Quem vai beneficiar?

Serão beneficiadas 44,6 mil famílias, o que corresponde a 165 mil pessoas.

 

Quais as linhas de ação?

  • ACESSO Á AGUA: Abastecimento d’água, incluindo a dessalinização quando necessário, estabelecendo mecanismos de gestão para operar e manter esses sistemas;

 

  • REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE AGROCLIMÁTICA:  Adoção de tecnologias que propocionem aos beneficiários melhor convivência no semiárido, reforçando o impacto positivo das ações de segurança alimentar e nutricional dos pequenos agricultores;

 

  • ACESSO A MERCADO:  Apoio às Alianças Produtivas, através das Associações e Cooperativas de produção, na gestão e acesso a mercados.

 

Quem vai financiar?

As ações são financiadas com recursos de empréstimo do Banco Mundial e da contrapartida do Governo estadual e das comunidades.

 

Onde vai atuar?

O Projeto tem como área de abrangência 222 municípios do Estado, priorizados de acordo com os indicadores de meteorologia, produção agrícola e aspectos sociais. A população indígena e quilombola terão prioridade nas demandas encaminhadas ao Cooperar.

 

Quanto tempo vai durar?

O Projeto será executado no prazo de quatro anos e meio (2019 – 2024).